Êta Peleja leva “Fé, cultura e devoção” aos arraiás do DF e Entorno

Quadrilha é formada por jovens cristãos que encontram na dança uma maneira de se divertir e evangelizar.

Por em 18/06/2019 às 08:30

“Fé, cultura e devoção”. É com esse tema que a quadrilha junina Êta Peleja vem conquistando os arraiás no Distrito Federal e Entorno. São várias apresentações na região. Além de levar a cultura popular, o grupo evangeliza através da dança, mostrando que é possível ser jovem e se divertir de uma forma sadia.

A quadrilha é integrante da UNIJUC (União Junina de Quadrilhas Católicas), onde o objetivo é dar vida ao movimento junino cristão. Os preparativos para as apresentações deste ano, iniciaram em meados de novembro de 2018 com a montagem de tema, traje e coreografia. Atualmente a quadrilha é formada por 20 casais, além da equipe de apoio e coordenação.

Quadrilha tem como tema: “Fé, cultura e devoção”. (Foto: Assunção Silva)

Mais do que uma quadrilha junina, um projeto social. A Êta Peleja não se limita a apresentações em arraiás, busca também promover ações sociais, como visitas à abrigos, arrecadação de alimentos… fazendo com que a fé esteja viva entre os participantes.

A Origem

Tudo começou com a quadrilha Raxa Pé em 2015. Alguns anos depois a quadrilha foi rebatizada. O nome Êta Peleja foi escolhido através de concurso, onde o seu significado foi o que mais chamou atenção: luta contínua, pelejar quer dizer lutar. Tudo a ver com a história do povo nordestino e com a história do povo em geral. A vida é uma busca constante por dias melhores. Pelejar não é sofrer, pelejar é viver.

Atualmente a quadrilha Êta Peleja tem 20 casais. (Foto: Assunção Silva)

Para fazer parte desse projeto, é simples, dentre os requisitos estão: gostar de dançar, ter determinação e respeitar o próximo. O objetivo é envolver jovens da nossa região e oferecer uma maneira diferente e divertida de dançar quadrilha e evangelizar ao mesmo tempo.

Vale ressaltar que não é exigência que os participantes sejam católicos, porém que respeitem a Nossa Senhora, padroeira e personagem oficial da quadrilha.

Nossa Senhora é a padroeira da quadrilha. (Foto: Assunção Silva)

*Colaborou: Milena Assunção.

3 respostas para “Êta Peleja leva “Fé, cultura e devoção” aos arraiás do DF e Entorno”

  1. Jonas disse:

    Amo Essa Quadrilha Junina 😍♥️🕺🏽

  2. Kelly dos Santos disse:

    Linda nossa quadrilha e lindo nosso trabalho.
    Exportando alegria onde passamos.

  3. Milena disse:

    Um amor por essa junina. Que Deus abençoe os envolvidos😍

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *